Companheiros de Sonhos
Marinho Soares
Vivemos dias em que os sonhos têm se tornado escassos. Inclusive nós, pastores, passamos por esta crise de sonhos. Ou não temos sonhos, ou sonhamos grande demais, nos frustrando com uma visão irrealizável.
Larry Crabb, em seu livro, O Lugar mais Seguro da Terra diz, que "Deus dá gargalhadas de nossos sonhos". Contudo, a grande maioria de nós já não sonha mais. Já nem sequer fazemos mais "cócegas" em Deus.
Por que Perdemos Nossos Sonhos?
Um dos maiores inimigos dos nossos sonhos é a frustração e decepção do passado. Nossas histórias de insucessos e feridas nos paralisam. Estas memórias nos deixam completamente inertes quanto a sonhar.
Outras vezes nos encontramos estressados, cansados e pressionados pela demanda de frentes que abraçamos, não sobrando energia para nossos sonhos. Quando andamos sozinhos e nos esgotamos, minamos a força de nossos sonhos e vozes negativas começam a tomar conta da nossa mente, ameaçando-os.
Ao olharmos para grandes personalidades da Bíblia como Gideão, José, David e Moisés, percebemos que seus sonhos normalmente seguiram três fases.
1. Nascimento do sonho
2. Morte deste sonho
3. Ressurreição do sonho, mas de forma diferente do que iria acontecer segundo a visão inicial.
Eu sei que durante sua vida deve ter sonhado muito. Muitas coisas fantásticas nasceram em seu coração, no entanto, boa parte delas assim como nasceram, morreram.
Todos os sonhadores enfrentam reveses tais como: limitações físicas, emocionais e/ou financeiras; pessoas cujo prazer é desmotivar sonhos alheios; lutas, provações e tribulações. Todas estas coisas não são privilégio de alguns. Isto faz parte do processo divino de purificar e refinar nossas intenções.
Não é fácil manter um sonho vivo e crescente. Exige muito esforço. É necessário cavar fundo. Por desistirmos antes da hora é que nossos sonhos morrem. Quando estava no seminário ouvi um professor dizer: "As gavetas das mesas dos escritórios dos pastores são cemitérios de projetos (sonhos)".
Mas não podemos desistir, ainda que o sonho aparentemente morreu.
Um sonho pode ser ressuscitado?
Sim!!! Entendendo que estamos no plano eterno de Deus, esses sonhos podem renascer de forma majestosa para a glória dEle.
Efésios 4:11 (BV) diz: "Além do mais, devido àquilo que Cristo fez, nós fomos oferecidos a Deus como dádivas nas quais Ele se compráz, pois como parte do plano soberano de Deus fomos escolhidos desde o princípio para sermos dEle, e todas as coisas estão acontecendo tal qual Ele decidiu desde o princípio do mundo."
Meu querido colega, você faz parte do que Deus criou. Os sonhos dentro do seu coração são parte do que Deus trouxe a existência para você ser e fazer. Você faz parte do plano soberano de Deus. Há algo mais especial que isto?
Outra chave nossos sonhos/projetos renascer é a participação num grupo que compartilha nossos sonhos. São os "Parceiros de Sonhos". Poucos sonhadores vão longe sozinhos. Vários ministérios buscam construir pontes para que encontremos estes companheiros (mapi-sepal.org.br, projetotimoteo.org.br, ministeriopastoral.org.br, topicbrasil.org.br). Somos estimulados pela Palavra que nos diz que "é melhor serem dois do que um" e que "a corda de três dobras não se rompe" (Ec 4.9, 12). Precisamos juntar forças.
Grupos de pastoreio de pastores espalhados por todo o Brasil cumprem a função de termos companheiros de sonhos. Como tem sido especial caminhar com estes amigos. Tenho visto muitos pastores "ressuscitarem" nestes grupos; sonhos mortos renascendo com uma força antes desconhecida; pastores curando suas feridas e apagando de suas memórias as imagens de derrota e insucesso. Levantando a cabeça e agora seguros, pois, sabem que não estão sozinhos, correndo a corrida que lhes está proposta com um sentimento de grande aventura.
Encontre seus parceiros! Venha para um grupo de pastoreio. Você encontrará pessoas que acreditam em você. Que crêem nos seus sonhos. Que valorizam e oram pela concretização destes ideais na sua vida. Elas também estarão dispostas a lhe ajudar e a lhe corrigir se achar que você está errado ou focalizando seus interesses e não os de Deus e Seu reino. Esse grupo o ajudará a aprender com seus erros, não o deixará desistir. O ouvirá, encorajará, estimulará, fará boas perguntas, criará pontes com outras pessoas, sugerirá opções e oferecerá ferramentas. Resumindo, o ajudarão a chegar às alturas dos sonhos de Deus para sua vida! Não perca mais tempo!
Finalmente para lhe ajudar a reencontrar sua caminhada com Deus, seus sonhos divinos, sugiro que responda as perguntas abaixo, elas lhe ajudarão no reencontro com seus sonhos. Gaste um tempo com elas. Fará grande diferença para sua corrida.
1. O que você mais gosta de fazer?
2. O que você faz melhor?
3. Quando você devaneia ou faz castelos no ar, sobre o que você mais pensa?
4. Sobre o que você gostaria de aprender mais?
5. Se você tivesse um dia para fazer absolutamente qualquer coisa que quisesse, estando bem descansado e sem pressões, o que faria?
6. O que mais mexe com suas emoções?
7. O que mais leva as pessoas a lhe cumprimentarem?
8. O que mais chama sua atenção?
9. Quem você mais admira e por que?
10. Quais são as características básicas ou as habilidades envolvidas nas vocações que você mais se interesse?
11. Em qual área você tem mais confiança?
12. Para o que você está disposto a dar sua vida?
Suas respostas a estas perguntas pode lhe ajudar a encontrar uma direção para seu sonho. Vá em frente e ouse sonhar. Saiba que a opção é sua. Avance ou esqueça. Se optar em avançar, minha esperança é que este exercício e o texto acima, possam ajudá-lo a viver seus sonhos muito além dos limites que você enfrenta hoje. Peça a Deus para lhe ajudar a acordar os sonhos que ele depositou em você, mas que ficaram enterrados.
Perguntas para reflexão
1. Quais coisas contribuíram à morte de seus sonhos?
2. O que você tem feito para a "ressurreição" destes sonhos?
3. Você tem companheiros de sonhos? Quais são?
Marinho Soares da Silva Filho é pastor Metodista Livre e coordenador regional do MAPI em Cuiabá-MT.